Foto: Adobe Stock

As atividades do Terceiro Setor contribuem para 4,47% do PIB brasileiro. Estima-se que o valor equivale a R$ 423 bilhões do Produto Interno Bruto de 2022, é o que revela a pesquisa “A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil”, divulgada pelo Movimento por uma Cultura de Doação.

Executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e coordenado pela Sitawi Finanças do Bem, o estudo tem como objetivo mensurar o impacto econômico do terceiro setor para a realidade brasileira. De acordo com os dados, a participação do setor encontra-se entre os setores de fabricação de automóveis (1,73%) e de agricultura (4,57%), uma das esferas mais importantes para a economia nacional. Ao todo, as mais de 815 organizações geram mais de 3,9% do valor de produção do Brasil.

O terceiro setor ocupa 5,88% dos postos de trabalho do país, o que representa mais de 6 milhões de vagas. Somente no segmento da saúde, o setor ocupa direta e indiretamente 1,8 milhões vagas; em seguida vem a área de educação, com mais de 900 mil ocupações, e atividades artísticas com mais de 500 mil. Outras organizações associativas ocupam 2,9 milhões empregos.

Segundo a FIPE, o terceiro setor contribui com 11,4% para a geração de postos de trabalho formais e informais remunerados do Distrito Federal; 7,9% de São Paulo; e 7,4% no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Minas, o seu aporte para a força de trabalho local é de 6,8%. Em 2015, isso representava, respectivamente, 172 mil trabalhadores no DF; 1,8 milhões, em São Paulo; 590 mil no Rio de Janeiro; 465 mil, no Rio Grande do Sul; e 760 mil em Minas Gerais.

Fonte: Observatório do 3º Setor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta!