Sustentabilidade
A Responsabilidade Social surgiu no meio corporativo com o objetivo de trazer para as organizações novas perspectivas para sua estratégia. Essas perspectivas estão relacionadas sobre a forma como as empresas podem desenvolver o relacionamento com seus stakeholders. O instituto Ethos traz conceito completo de Responsabilidade Social que é:
“A relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”
Essa definição divulgada pelo Ethos abrange três eixo principais:
- Preocupação com a promoção da ética e da transparência entre as empresas;
- Ha a proposta para o estabelecimento de metas comuns entre as empresas e a sociedade para questões compartilhadas e;
- Há o compromisso explícito com o desenvolvimento sustentável.
Tudo isso constitui uma estratégia de gestão empresarial que leva em conta voluntariedade; internalização e gerenciamento de externalidades; orientação voltada para múltiplos stakeholders; alinhamento entre as responsabilidades sociais e as econômicas; práticas e valores; e ir além da filantropia. Incentivando as empresas a criarem vantagens competitivas que tomam como base ações socialmente responsáveis.
Movimento Ceará ComVida – 2020
O Movimento Ceará ComVida nasceu da necessidade de chamar a atenção para os grandes desafios enfrentados pelas instituições sem fins lucrativos do Ceará que, nesse cenário de pandemia, têm convivido com sérias dificuldades sociais e financeiras. As OSCs – Organizações da Sociedade Civil ( conhecidas como ONGs – Organizações Não Governamentais), compõem o chamado Terceiro Setor e são um braço importante do poder público, ao atuarem junto a comunidades socialmente vulneráveis, contribuindo para que políticas públicas e iniciativas sociais cheguem em áreas onde o Estado muitas vezes não se faz presente.
O Ceará possui várias OSCs conhecidas pelas experiências transformadoras proporcionadas a partir de projetos desenvolvidos com diversos públicos: crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, comunidades negras, LGBT, rurais, entre outros. No entanto, para manter seus projetos sociais, as OSCs necessitam de aportes financeiros que, em geral, são difíceis de conseguir, exigindo das entidades diariamente um grande engajamento social, militância e criatividade para conseguir garantir a manutenção de suas atividades.
Foram arrecadados o total de 11.785,00 mil reais revertidos em ajuda na manutenção do trabalho de 12 instituições do terceiro setor no inicio da pandemia. As Instituição são: Nossa Casa, Associação Voar, Casa de Vovó Dedé, Geeon, IBLF, IPOM, Integrasol, Lar de Clara, O Semeador, Recanto do Sagrado Coração, Tapera das Artes e Estação da Luz.
ODS – Objetivos de desenvolvimento Sustentáveis contemplados:
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
17 – Parcerias e meios de implementação.
Placas solares – 2021
Pensando nas melhores formas de consumo de energia optamos pela instalação de Placas solares, a energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza e é renovável, a captação de energia elétrica é feita pela luz do sol.
ODS – Objetivos de desenvolvimento Sustentáveis contemplados:
7 – Energia limpa e acessível.
II Conexão do Terceiro Setor – 2019
Ocorrido dias 11 e 13 de setembro 2019, o II Seminário Conexão Terceiro Setor, é um evento criado com o propósito de promover a capacitação profissional, o fortalecimento e a mobilização das Organizações da Sociedade Civil – OSC, no estado do Ceará. Objetivando desenvolver nesse segmento, no Setor Público e no Setor Privado uma ambiência propícia à disseminação de informações técnicas, gerando novas perspectivas e novas estratégias para o engrandecimento da economia, sendo abordados temas de desenvolvimento institucional, contabilidade, captação de recursos e legislação, além de outros assuntos relevantes para a boa gestão de uma organização sem fins lucrativos.
Conexão do Terceiro Setor – 2017
Ocorrido em 06 a 08 de dezembro de 2017, o Seminário Conexão Terceiro Setor, é um evento que foi criado com o propósito de promover a capacitação profissional, o fortalecimento e a mobilização das Organizações da Sociedade Civil – OSC, no estado do Ceará. Objetivando desenvolver nesse segmento, no Setor Público e no Setor Privado uma ambiência propícia à disseminação de informações técnicas, gerando novas perspectivas e novas estratégias para o engrandecimento da economia, sendo abordados temas de desenvolvimento institucional, contabilidade, captação de recursos e legislação, além de outros assuntos relevantes para a boa gestão de uma organização sem fins lucrativos.